Azizi Cypriano

Azizi Cypriano é artista e pesquisadora. Com ênfase na performance, trama poéticas e elabora estruturas relacionadas às epistemologias iorubás e suas dimensões ecológicas. Investiga na espiral do tempo as múltiplas formas de construir as coisas com as próprias mãos, em simbiose com o barro, caules, ervas e troncos para traçar escrituras e rituais que convocam presenças ancestrais. Com formação em artes pela EAV/Parque Lage e graduanda em História da Arte pela UERJ e em Artes Plásticas pela Université Paris VIII, já teve seus trabalhos exibidos em diferentes instituições, como o Museu de Arte do Rio, Sesc Quitandinha, Solar dos Abacaxis e Galpão Bela Maré.

Lorena Portela

Lorena Portela é artista e pesquisadora. Interessada pelas permeabilidades entre noções como natureza, espiritualidade, tempo, sonho, investiga as potencialidades da arte em processos coletivos, como prática social emancipatória. Faz uso de suportes e materiais diversos, reunindo o perecível e o inorgânico. Formada pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV). Já ministrou oficinas de artes plásticas junto a usuários da rede de saúde mental, mulheres e crianças. Atualmente cursa o doutorado em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), onde investiga os lugares da arte na produção do conhecimento em saúde coletiva. Co-coordena a iniciativa Providência Agroecológica, no Morro da Providência, RJ, e coordena um projeto nacional de saúde e agricultura urbana na Vice-Presidência de Ambiente da Fiocruz. É professora de yoga e praticante há 20 anos.

Rubens Takamine

Rubens Takamine é artista, pesquisador de imagens, ensaísta e curador. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Diálogos transversais entre arte, tecnologia, natureza e espiritualidade, inspiram suas práticas, que costumam emergir de danças interespecíficas com plantas, pedras, sombras, projeções, objetos técnicos em desuso. É fascinado por fenômenos que só podem ser observados no escuro. Desde 2017, participa de exposições e festivais de cinema no Brasil, América Latina e Europa. Em 2022, formou a coolmeia cooperativa da arte (@coolmeia.art) no ensejo de instaurar práticas experimentais em curadoria, propondo a realização de exposições efêmeras, sem localidade fixa - tal como um enxame de abelhas que se reúne e dispersa. É mestre em Artes Visuais (PPGAV-EBA-UFRJ) e doutorando em Comunicação e Cultura (PPGCOM-ECO-UFRJ), onde investiga a relação entre arte, fitoterapia e o sono nas sociedades contemporâneas.

Yaminaah Abayomi

Deveria Yaminaah Abayomi falar sobre si mesma na terceira pessoa? Às vezes, me apresentar em ambientes de trabalho é algo tão estranho que eu criei um currículo só com as minhas aparições em sonhos alheios. O que posso dizer? Eu trabalho dormindo. Durante a vigília, faço criações em vídeo, realidade virtual, tinta acrílica e aquarela. Sempre revisitando os temas: corpo femeal; neuroatipias; prazeres; cura e doença; sonhos e estados de consciência alterados; mitologias antigas e a natureza.